Blog

Enfrente o tempo seco e frio com tratamentos que hidratam a pele

15 de AGOSTO de 2017

Com a diminuição da umidade do ar nesta época do ano e aumento do vento frio, não há pele que não sucumba aos efeitos da natureza. Se o corpo sofre, apesar de ser protegido pelas roupas, imagine a pele do rosto, que fica exposta! Lábios e bochechas com a sensação de "queimados" ou rachados, e pele avermelhada são as queixas mais comuns.


No Paraná, região onde o inverno é mais rigoroso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Associação Médica alertaram a população paranaense sobre os riscos da desidratação e da exposição ao sol, mesmo no inverno. A desidratação causa coceira e deixa a pele sensível e esbranquiçada, que pode piorar quando coçamos e pressionamos a área com nossas unhas.

"Quem tem a pele mais seca, acaba sofrendo mais. Uma dica é evitar o excesso de limpeza e o hábito de esfregar a pele com muita força. Após o banho a orientação é aplicar hidratante adequado ao tipo de pele", explica o dermatologista Ney José Lins de Alencar.

Outro fator é a diminuição da ingestão de líquidos, que favorece a desidratação do corpo em geral. "Como é mais difícil tomar bastante água no inverno, consuma chás", orienta o médico. A hidratação nesse período é fundamental, porque previne a pele do ressecamento, descamação, acne e outras irritações.

Em alguns casos, somente o creme hidratante pode não ser eficiente, especialmente se for facial. Vale ressaltar que a pele do rosto é diferente do corpo e necessita de produtos específicos para a região. 

O Estilo & Forma tem em seu programa de beleza a aplicação de máscaras de tratamento adequadas a cada tipo de pele. As máscaras faciais ajudam a manter a pele hidratada e macia, porque promovem a retenção de líquido e devolvem a umidade natural. A concentração dos princípios ativos é maior do que a dos cremes de uso diário e potencializa os efeitos.

Dicas para manter a pele hidratada

"¢ Beber no mínimo dois litros de água por dia.

"¢ Evitar banhos quentes e muito demorados; evitar se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.

 Usar o hidratante logo após sair do box "“ ainda no banheiro "“ com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme.

 Para peles oleosas, e acneicas, evitar hidratante comum no rosto, usar oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).

 Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras.

 Usar filtro solar diariamente.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia.