Blog

Entenda como alguns hábitos diários podem acabar com o seu cabelo

14 de NOVEMBRO de 2017

A maioria das mulheres sabe que água quente, secador e chapinha formam um eficiente trio para prejudicar a saúde dos cabelos, quando usados em excesso. Entretanto, eles não são os únicos vilões que agem contra a beleza dos fios. Conheça alguns hábitos comuns em nosso dia a dia e compreenda por que eles podem causar um tremendo estrago nas madeixas.

Tomar banho muito quente: Além de abrir muito a cutícula dos fios, a água quente aumenta a oleosidade e é uma das principais causas de irritação do couro cabeludo. O correto é lavar usando água morna ou fria.

Lavar o cabelo todos os dias: A ideia de que quanto mais lavar os cabelos, mais saudáveis eles irão ficar, está completamente equivocada.  O excesso de limpeza retira a oleosidade natural dos fios e agride o couro cabeludo com produtos químicos. O ideal mesmo é lavar o cabelo dia sim, dia não. 

Secar os fios esfregando a toalha: O atrito entre eles agride e danifica os cabelos, principalmente se já estiverem fragilizados. O correto é apertar a toalha com cuidado, retirando a umidade e separando o cabelo em mechas.

Dormir com o cabelo molhado: Cabelo molhado junto a uma cama quentinha é um hábito favorável para o surgimento de fungos e dermatites. Se não puder evitar, use o secador antes de deitar, pelo menos para tirar a umidade do couro cabeludo. Dessa forma é possível evitar complicações.

Rabo de cavalo: O uso contínuo de elástico provoca uma tração excessiva nos fios e é uma das principais causas da alopecia capilar (calvície) em mulheres. Se precisar prender o cabelo escolha usar os elásticos de tecido, pois evitam a quebra das madeixas.

Passar a mão nos fios com frequência: Esse costume é ruim porque muitas impurezas presentes nas mãos vão parar nos cabelos, aumentando a oleosidade. Nos casos em que ela é excessiva, além das dicas anteriores, deve-se também usar um shampoo específico para tratar o cabelo.

Muito tempo sem cortar: O tempo médio de duração de um corte é de três meses. Ao passar essa fase, as pontas duplas começam a surgir e os fios quebram-se com facilidade. Para conservar a saúde do cabelo é importante cortar pelo menos as pontas com regularidade.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe este conteúdo!