Blog

Adeus chapinha: dicas para quem quer abandonar o alisamento e assumir os cabelos cacheados

11 de OUTUBRO de 2018

Os fios cacheados voltaram à  tona e têm feito sucesso entre as celebridades e a mulherada em geral, que buscam se libertar da chapinha e dar adeus à  escravidão da escova progressiva. Essa tarefa requer paciência e muita calma, pois o cabelo cacheado pode levar de um a dois anos para ser restaurado das agressões químicas.

De acordo com a hairstylist Aline Ramos, o primeiro passo para recuperar o cabelo é intensificar o tratamento para ativar os cachos. "O fio cresce cerca de um centímetro por mês, portanto, é necessário deixá-lo crescer para promover a desintoxicação sem processos químicos", explica Aline. O ideal é cortar as pontas todos os meses e usar os produtos corretos para ativar os cachos. "Dessa maneira, conseguimos estimular o retorno do cabelo natural gradativamente", diz a especialista."¨ Há também outras dicas fundamentais para assumir os cachos naturais de uma forma bem equilibrada. Confira!

Fique longe da chapinha: durante a transição capilar, é normal perceber que há duas texturas diferentes brigando (comprimento alisado e raiz natural), o que pode ser algo desencorajador. Não sucumba a nenhum tipo de alisamento, mesmo que temporário. Entenda que serão pelo menos seis meses de tratamento com retornos mensais ao salão.

Condicionador leave-in: Os cabelos cacheados ressecam com muita facilidade, por isso é essencial investir em um condicionador específico para esse tipo de fio. "A mulher precisa ter uma linha de tratamento para usar também em casa, que deve ser indicada por seu cabeleireiro", ressalta Aline. As pontas quimicamente tratadas são extremamente frágeis, então é preciso hidratar profundamente para impedir as terríveis quebras.

Deixe de lado alguns produtos: A hairstylist ressalta que existe uma grande variedade de produtos específicos para os cabelos cacheados, que ajudam a restaurar, a estimular o crescimento e selar o fio. A dica é esquecer a pomada, o gel pesado e o mousse, que assentam os cabelos, mas os deixam muito pesados. Aposte em lindos penteados e aproveite os cachos!

Assumir os cabelos cacheados implica em assumir a sua identidade! Há quantos anos você alisa o cabelo? Pense como será maravilhoso se redescobrir novamente! E não esqueça: liso ou cacheado, o importante é se aceitar e se amar do jeito que você é!

Texto: Revista Marie Claire
Foto: Divulgação